Sintomas de Pedras nos Rins

Sintomas de Pedras nos RinsOs cálculos renais, conhecidos popularmente como pedras nos rins, são pequenas formações endurecidas que comprometem o bom funcionamento renal, criadas a partir do acumulo de cristais existentes na urina.

Provocando dores que se manifestam pelo abdômen e por áreas especificas, em cólicas constantes com picos de dor intensa seguidos de um alivio momentâneo, as crises chamam a atenção e requerem atendimentos especiais por médicos e hospitais especializados.

Entre as causas mais comuns do problema, estão a urina supersaturada de sais, problemas no volume de urina, alta concentração de certas substâncias (excesso de cálcio, fosfato, oxalato, cistina, entre outros), distúrbios metabólicos do ácido úrico, obstrução das vias urinárias, desidratação, entre outras.

O diagnóstico é feito pelos sintomas clínicos (as cólicas intensas, infecção urinária e a presença de sangue misturado à urina) e através de raios X do abdômen, além de exames específicos.

Como Evitar as Pedras nos Rins?

Para evitar a ocorrência de pedras nos rins, é essencial beber muita água regularmente, de acordo com as medidas tradicionais. É necessário controlar o consumo de proteínas e sódio, pois em excesso, essas substâncias podem acabar acumulando sais nos rins e prejudicando todo o sistema urinário.

Produtos condimentados ou industrializados também são fatores incisivos nos problemas renais, e devem ser ministrados numa dieta regular, para evitar problemas desse tipo.

No tratamento ao cálculo renal, são utilizados métodos diversos, dependendo do tamanho das pedras e da intensidade da dor. Em casos mais leves, podem ser indicados medicamentos para crises de dor, como analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor.

Em casos mais graves, a intervenção cirúrgica é necessária, através de litotripsia (bombardeamento das pedras por ondas de choque, fragmentando as pedras e eliminando-as pela urina), cirurgia percutânea (retirando os cálculos através de pequenos orifícios) ou ureteroscopia (retirando as pedras localizadas no ureter).

Surgindo os sintomas, procure um médico o mais rápido possível e inicie o tratamento necessário.

Tags:  , ,

Cometários

Nome: (Preenchimento obrigatório) E-mail: (Preenchimento obrigatório) Site:
Comentario: