A diarréia, sintoma muito comum em determinadas doenças, consiste na evacuação descontrolada de fezes líquidas, sintoma que pode afetar o individuo de forma crônica e permanecer por mais de quatro semanas.
Entre as causas mais comuns da diarréia, podemos destacar a intoxicação alimentar leve (infecção que afeta o intestino, a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados) e a presença de um vírus intestinal no organismo, que pode desaparecer por conta própria em alguns dias.
Além da contaminação normal, a diarréia pode aparecer como sintoma de outras doenças, como a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa, ambas inflamações intestinais.
Problemas relacionados à hidratação, intolerância à lactose, distúrbios estomacais e até distúrbios do sistema nervoso (como neuropatia autonômica ou diabética) também causam diarréia.
Laxantes que contam com magnésio em sua composição e certos antibióticos, além de quimioterapia e determinados coquetéis medicinais, também podem causar diarréias.
Entre os vários tipos de diarréia, temos a diarréia comum (que ocorre mais em crianças, e está associada ao estresse, consumo de determinados remédios e alimentos), a infecciosa (causada por vírus e bactérias, podendo acompanhar outros sintomas como febre e mal estar), amebíase (causada por protozoários), giardíase (também relacionada aos protozoários) e intolerância à lactose (problemas na digestão de laticínios, que causa diarréia e prisão de ventre).
Para evitar a diarréia, beber apenas água mineral é um bom começo, tomando os devidos cuidados quando consumir o líquido em locais desconhecidos.
Quanto ao consumo alimentício, é essencial prestar atenção no consumo de vegetais, trabalhando apenas com cozidos ou frutas com casca.
Carne malpassada ou frutos do mar crus também podem destemperar o intestino, agravando o estado de diarréias.
A higiene pessoal também é essencial na prevenção desse sintoma e de várias outras doenças, tomando os devidos cuidados em lavar as mãos com frequência e manter seu bem estar.
Cometários