Uma das maiores inimigas do ser humano, a gripe é uma das infecções mais comuns entre as pessoas, afetando o sistema respiratório e abalando o sistema imunológico.
Entre diversos medicamentos, vacinas, chás e tratamentos específicos, a gripe acaba tirando muitos usuários do sério, enquanto abala o organismo e obriga o individuo a ficar em casa repousando por dias até conseguir respirar normalmente pelo nariz de novo.
A gripe acontece quando o corpo é infectado por um vírus especifico, com uma apresentação especifica no organismo.
A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, onde ele se mantém suspenso no ar na busca por outros organismos a infectar.
Quando ocorre sem complicações, a gripe dura por volta de cinco dias, a partir do inicio dos sintomas, com recuperação rápida.
Entre os sintomas mais comuns, podemos contar com febre (por volta de 38ºC ou mais, quando em casos mais graves), dores de cabeça e no corpo, mal estar, coriza, fraqueza, tosse e possíveis dores de garganta, seguidas de espirros.
O inicio da infecção é geralmente mais abrupto, amenizando os sintomas com o passar dos dias.
No combate à gripe, diversos medicamentos e analgésicos são indicados para o alivio dos sintomas. A vacina da gripe, aplicada para infecções que causam epidemias (como a gripe aviária e outras gripes coletivas, que costumam surgir no Brasil na época do Inverno).
As vacinas são aplicadas por profissionais de saúde, todos os anos, reduzindo a chance de infecção. A cada ano, a vacina é desenvolvida com maior resistência à doença, trabalhando o vírus frente ao organismo.
Os cuidados com a gripe são essenciais para evitar a infecção, por isso, é muito importante evitar o contato direto com indivíduos infectados, que disseminam o contágio da infecção.
Em caso de complicações, procure um médico para tomar as medidas necessárias.
Cometários