A labirintite é um processo inflamatório no labirinto, ou seja, trata-se de um distúrbio que envolve inchaço e irritação na estrutura interna do ouvido.
Sobre as causas desse problema, pode ser o resultado de uma infecção anterior no ouvido, o que chamamos de otite, entretanto, pode ser também uma alergia originada pelo uso de algum medicamento ou outras substâncias que possam ferir ou irritar a parte interna do nosso canal auditivo.
Em casos de inflamação nessa região o paciente tende a sentir dores, bem como sofre algumas interferências, tal qual a dificuldade em manter o equilíbrio.
Sendo assim, existem algumas circunstâncias e hábitos que podem aumentar significativamente o risco de labirintite, como a alta ingestão de bebidas alcoólicas, infecção no ouvido, respiratória ou alguma doença viral recente, fadiga, relato de outras alergias, uso de alguns medicamentos, fumo e estresse excessivo.
Quanto aos sintomas dessa doença, podem surgir aos poucos e assim que identificados devem ser relatados a um médico especialista que poderá diagnosticar a doença.
Sobre os sintomas mais comuns, podemos listar: vertigem, ou seja, sensação incomum de movimento, tontura, redução da capacidade auditiva em um dos ouvidos, ruídos no ouvido, dificuldade para focar o olhar pela movimentação involuntária, náuseas e vômito e perda do equilíbrio.
Em casos mais sérios pode haver a presença de alguns sintomas como visão dupla, fraqueza ou paralisia, dificuldade de fala, desmaios, convulsões e febre maior que 38º associada a vertigem e vômitos constantes.
Para detectar a inflamação é necessária a realização de exames neurológicos e físicos, sendo que exames apenas na área do ouvido podem não detectar problema.
Dessa forma, com a presença dos sintomas é importante procurar um médico para que a medicação possa ser prescrita e utilizada em dosagens corretas o quanto antes, sendo que a inflamação costuma melhorar em algumas semanas.
Cometários