A alopecia, ou queda total ou parcial, de cabelos acomete a maior parte dos seres humanos, ocorrendo tanto em homens quanto em mulheres, entre 40 e 50 anos. Quando acontece antes dos 35 anos, a queda de cabelos pode indicar uma alteração hormonal ou algum problema relacionado ao emocional do indivíduo.
Tendo em vista que todo ser humano perde, em média, cerca de 120 fios de cabelo por dia graças ao ciclo normal de troca e restauração de fios do couro cabeludo, grandes alterações no volume de queda de cabelos devem receber atenção.
No período em que o fio para de crescer e acaba ficando velho e fraco, ele cai do couro cabelo e dá lugar a outro novo, que irá crescer naturalmente a partir do ponto de raiz do antigo. Quando esse processo natural é alterado, a queda torna-se desproporcional ao crescimento, e a falta de fios resulta em várias falhas pela cabeça.
A perda irreparável dos fios é mais comum em homens, principalmente porque os hormônios masculinos enfraquecem e a calvície acaba ocorrendo. Fora do período natural, quando o individuo se encontra em idade avançada, o sintoma é perigoso e pode acabar ficando gradativamente mais intenso.
As possíveis causas de queda de cabelos incomum podem ser anemia, doenças autoimunes, queimaduras, doenças infecciosas, excesso de lavagem e secagem, produtos químicos intensos em contato direto com o couro cabeludo, alterações hormonais, problemas da tireoide, estresse, radioterapia, quimioterapia, micoses, tumores no ovário ou nas glândulas suprarrenais, entre outros.
A perda gradativa pode ser irregular ou completa, e deve ser consultada por um médico se for acompanhada de problemas com acne, pontos de calvície na barba ou nas sobrancelhas, dor, coceira, vermelhidão, descamação do couro, entre outros.
Em caso de dúvidas ou acompanhamento de outros sintomas, faça uma consulta e investigue o problema para solucioná-lo o quanto antes.
Cometários