O Tocoferol, conhecido como vitamina E, trabalha na proteção do organismo contra danos oxidativos induzidos em células e tecidos, além de ajudar como um dos principais mecanismos de defesa endógena do organismo.
Sendo lipossolúvel, com alta atividade biológica, é o mais abundante antioxidante em tecidos, plasma e no LDL colesterol, inibindo doenças.
Importantes no metabolismo e envolvidos em vários processos químicos do organismo, as vitaminas E são substâncias essenciais ao organismo, não produzidas em quantidade suficiente e tendo que ser suplementadas através da ingestão de alimentos que as contenham em boa quantidade.
As doses de vitamina E devem ser ingeridas de acordo com a idade, sexo, estado de saúde e físico do individuo, maiores para gestantes e lactantes, em indivíduos em crescimento ou com saúde fragilizada, além de trabalhadores que façam alto esforço físico.
A Vitamina E é distribuída para todos os tecidos de gordura do corpo, facilmente absorvidas nas gorduras, não sendo excretadas pelo organismo com facilidade. Elas tendem a acumulação, e podem ser prejudiciais se ingeridas em excesso, provocando intoxicação e problemas ligados ao fígado.
Prevenindo o câncer e doenças cardiovasculares, o tocoferol também age na proteção do sistema reprodutor, previne cataratas, reforça o sistema imunológico, agiliza a ação da insulina no corpo e trabalha na aceleração do metabolismo.
Assim como outras vitaminas de seu grupo, ela ajuda na manutenção e recuperação de vários sistemas do corpo, absorvida rapidamente pelo corpo.
Entre as principais fontes de Vitamina E, podemos destacar óleos (de girassol e amendoim), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras, entre outros.
Aos que tem deficiência da vitamina, dietas baseadas nesse alimentos e em outros combinados podem auxiliar na reestruturação da quantidade da substancia no organismo.
Em caso de problemas relacionados a essa vitamina ou na busca pela dieta ideal, consulte um nutricionista.
Cometários